Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
TromPET - Coluna do PET-Medicina n'O Epíplon
O PET-Medicina UFTM tem como um dos objetivos promover uma maior integração do grupo com a comunidade acadêmica de forma a contribuir com a melhoria da graduação através de ações efetivas, e mesmo através de idéias. Assim, viu-se no jornal do curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Epíplon) uma oportunidade de estabelecer comunicação entre o PET e os acadêmicos dos diversos períodos, de forma a divulgar as atividades do programa. Trimestralmente, o PET publica uma matéria no jornal Epíplon, na coluna intitulada TROMPET. São divulgados os cursos organizados e oferecidos pelos bolsistas, as viagens, as atividades científicas das quais participam, os encontros regionais e nacionais dos grupos PET. A matéria é escrita por um bolsista, sob orientação dos demais e do professor tutor e alcança grande repercussão entre os acadêmicos e docentes do curso de Medicina, visto o alcance e a tradição do referido jornal.
Leitura de Crime e Castigo pelo PET-Med
Março de 2012
"A história trata do drama existencial do protagonista Rodion Românovitch Raskólnikov, que oscila entre os dois extremos da condição humana e comete desde o ato mais vil, o assassinato da agiota Alíona Ivânovna e sua irmã, Lisavieta, até o ato mais nobre, como em uma das cenas do livro em que auxilia a desesperada e tísica Ekatierina com seus últimos 25 rublos, para promover o enterro do marido Marmieládov. O livro então analisa (...)"
Saudades Chilenas
Novembro de 2011
"(...)Santiago é fantástica e isso se deve, em parte, ao orgulho que o povo chileno preserva pela história de seu país. A capital reserva espaço para a cultura, lazer, tradição, e meio-ambiente. Os parques nacionais são muito procurados, tanto por turistas, quanto pelos próprios chilenos para passeios ao ar livre. Destaque para o Parque Balmaceda, onde (...)"
Aluízio Prata: o legado de um professor
Junho de 2011
"Na sexta-feira, 13 de maio de 2011, sofremos uma perda inestimável. Faleceu o professor Aluízio Rosa Prata, uberabense, nascido em 1 de junho de 1920. Em sua vida, o professor Prata demonstrou conhecer de forma clara, como poucos, a real razão de ser da universidade, tendo, por isso, se sagrado verdadeiro educador, exercendo com plenitude tal arte. Os trabalhos que desenvolveu foram marcados pela contribuição para o progresso da ciência, pela divulgação do conhecimento e formação de profissionais, e pela aplicação prática da ciência, especialmente, na realidade das comunidades socialmente marginalizadas, desprovidas de acesso aos tratamentos de saúde (...)"
Educação além dos muros da universidade: PET-Med em Paracatu
Março de 2011
"Um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial é a formação de profissionais com uma visão ampla e crítica da realidade que os cerca. Desse modo, faz-se necessário que os estudantes extrapolem os muros das universidades, e conheçam, fora dos contextos experimentais da graduação, a realidade sócio-cultural da comunidade com que lidarão após formados. Visando tal preparação e vivência, o PET-Medicina conta em sua agenda anual com uma viagem a uma área endêmica. Geralmente, trata-se de regiões com deficiência de recursos humanos e sociais no que se refere (...)"
PET-Med em Manaus
Outubro de 2009
"Entre os dias 13 e 17 de julho desse ano, aconteceu em Manaus, no Amazonas, o “XIV Encontro Nacional dos Grupos PET” e, é claro, o grupo PET-Medicina da UFTM marcou presença, sendo representado por 3 bolsistas: o Fernando, a Janaíne e o Lucas. O evento aconteceu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que comemora esse ano seu centenário, paralelamente à 61ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Com o tema “PET: Amazônia, Sociobiodiversidade, Tecnologia e Estatuinte”, (...)"