Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Seminário Cultural (segundas - 18h)
Reunião Administrativa (terças - 12h)
Clube de Revistas (quartas - 18h)
São realizados seminários sobre temas diversos, não relacionados aos conteúdos da graduação médica, sendo a atividade aberta para toda comunidade acadêmica. Depois da exposição do assunto pelo bolsista a palavra é passada ao público para discussão.
Esta atividade é sempre coordenada pelo tutor ou um professor colaborador, tem como objetivo treinar o bolsista em técnicas de didática e de condução do seminário, bem como promover a interação com outros alunos da graduação, e ampliar o conhecimento cultural do grupo, contribuindo para uma formação mais humanista.
As apresentações são abertas ao público! Ocorrem todas as Segundas-feiras, às 18h, na Santa Casa - parte antiga do Hospital de Clínicas (entrada pelo Raio-X) - 2º andar, na sala de frente à rampa.
As reuniões consistem de um almoço entre os bolsistas e o professor-tutor juntamente com os professores-colaboradores do grupo PET. Durante tais encontros, os assuntos referentes às atividades do grupo são discutidos e questões a serem resolvidas são colocadas em pauta. Desse modo, todos são convidados a debaterem a cerca das problemáticas relevantes para o bom andamento do grupo e, assim, solucionarem-nas.
Todas as reuniões são registradas em uma ata, assinada por todos os presentes ao final das mesmas. O almoço também é visto como uma forma de interação e convívio entre os bolsistas e os aproxima no que tange ao respeito e à cooperação mútua.
A atividade consiste da apresentação e discussão de quatro artigos científicos, escolhidos previamente pelo professor-tutor, retirados de periódicos reconhecidos internacionalmente, tais quais New England Journal of Medicine, The Lancet e Nature. Cabem aos bolsistas as suas respectivas traduções e sínteses para a apresentação.
O método desta fica a critério do bolsista, o qual pode fazer uso de formas alternativas a fim de tornar sua apresentação a mais dinâmica possível, o que otimiza o tempo de duração da mesma; e gera, assim, maior espaço para a discussão do artigo, visando obter comentários mais ricos.
No último mês de cada semestre, diferentemente dos demais, os artigos apresentados são escolhidos pelos bolsistas, estimulando a busca em plataformas científicas e o interesse individual de temas de artigos. O Clube de Revistas, além de fornecer um exercício da língua inglesa, trabalha o poder de síntese do bolsista, habilidade requerida no mundo acadêmico, atualmente.