Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Apresentação
Prof. Dr. Mario Léon e petianos na viagem para área endêmica de Leishmanioses (2019)
Professor Dr. Prata e o grupo PET no XXV Encontro Nacional de Pesquisas Aplicadas em Doenças de Chagas (2009)
Criado em 1979, o PET, Programa de Educação Tutorial, é um programa do Governo Federal Brasileiro de estímulo à pesquisa e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O PET conta com 779 grupos distribuídos entre 114 Instituições de Ensino Superior distribuídas entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas regiões geográficas do país. Em 1988 foi implantado o grupo PET-Medicina da antiga FMTM, hoje UFTM. Hoje a universidade conta com 9 grupos, PET-Enfermagem, PET-Letras, PET-Matemática, PET-História, PET-Conexões Licenciaturas, PET-Serviço social Conexão de Saberes, PET-Conexões Ciências da Natureza e Matemática, PET-Química.
- Como é organizado o PET?
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O PET-Medicina da UFTM é atualmente composto pela tutora Profª Dra. Luciana de Almeida Silva Teixeira, pelo colaborador Prof. Dr. Mário Leon Silva-Vergara, além dos 12 bolsistas do curso de medicina do 2º ao 8º período.
- Quais as atividades desenvolvidas pelo PET-Medicina?
Seminários Culturais realizados toda segunda-feira, das 18h às 19h, sobre um tema não relacionado à medicina;
Reuniões Administrativas realizadas às terças, das 12h às 13h, onde almoçamos juntos, discutimos e planejamos as atividades PET.
Clubes de Revistas, realizado às quartas, das 18h às 19h, onde os petianos traduzem e discutem artigos científicos de revistas renomadas como Nature, New England Journal of Medicine e The Lancet.
Leituras semestrais de Obras Literárias de autores renomados, como José Saramago, Gabriel García Márquez, Hermann Hesse, Fiódor Dostoievski, entre outros.
CINE-PET, onde fazemos a apreciação e discussão de filmes de grande impacto cultural.
Organização e promoção anual dos famosos e divertidos workshops “Conhecendo o Curso de Medicina da UFTM”!
Viagens culturais anuais à diversos destinos, como Chile, Argentina e Montevidéo!
Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Extensão de relevância municipal.
Participação de encontros regionais e nacionais entre os grupos PET do Brasil.
Viagens anuais a áreas endêmicas de Chagas e Leishmaniose.
Organização anual de cursos para os graduandos da UFTM, como Curso de Antibióticos, Curso de Medicina Complementar...
- Como fazer parte do PET-Medicina?
Os editais para seleção dos novos bolsistas PET-Medicina são disponibilizados no início de cada semestre letivo, no site da UFTM. Além disso, os próprios bolsistas divulgam a abertura das inscrições nas salas de aula. Podem concorrer à vaga, os alunos de medicina dos 2º e 3º período. O número de vagas depende do número de bolsistas PET que deixam o programa. Lembrando, que o mesmo se extende desde o período de ingresso (que pode ser 2º ou 3º período), até o 8º período, último período antes do ingresso no internato! A prova possui três partes, uma de conhecimentos gerais, uma entrevista, e uma dinâmica.
- Por que fazer PET-Medicina?
“Há uma grande identidade, união, um sentimento de pertencimento ao PET, e isso nos permite atingir nossas metas e, muitas vezes, ir além das nossas expectativas.” Thiago, turma 72.
“O crescimento pessoal fruto da relação entre os integrantes e suas atividades mostra a importância do PET na criação de um estudante e futuro profissional diferenciado, com uma visão de mundo ampliada e a compreensão necessária para um bom trabalho em equipe; virtudes nem sempre trabalhadas em outros grupos nas Universidades. É com esta visão e otimismo que sigo no Programa pelo próximo, e último, ano de atividades; que continuará a manter a excelência dos anteriores.” Celso, turma 69.
“O PET é, sem dúvida, uma das experiências mais ricas da Universidade. Isso, pela diversidade! No programa temos a oportunidade de conviver com diferentes pessoas, acadêmicos de vários períodos, o professor-tutor, colaboradores. Assim, há sempre muitas idéias, opiniões, histórias de vida; a integração permite que compartilhemos conhecimentos, complementemos o trabalho um do outro, trabalhemos juntos, superemo-nos.” Mariana, turma 67.
Esperamos vê-los em breve!
Grupo PET-MEDICINA