Programa de Educação Tutorial do curso de Medicina da
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
PET-Med em Manaus
Entre os dias 13 e 17 de julho desse ano, aconteceu em Manaus, no Amazonas, o “XIV Encontro Nacional dos Grupos PET” e, é claro, o grupo PET-Medicina da UFTM marcou presença, sendo representado por 3 bolsistas: o Fernando, a Janaíne e o Lucas. O evento aconteceu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que comemora esse ano seu centenário, paralelamente à 61ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Com o tema “PET: Amazônia, Sociobiodiversidade, Tecnologia e Estatuinte”, o evento reuniu, dentre alunos e tutores, mais de 600 petianos, superando todas as expectativas, uma vez que as únicas formas de se chegar a Manaus são por meio de avião ou barco. Estavam, então, na capital do Amazonas, petianos de todas as regiões do país para discutir e promover ações na tríade ensino, pesquisa e extensão. Como foi o primeiro ENAPET dos três
bolsistas representantes do PET-Medicina da UFTM, tratou-se, também, de uma oportunidade de compartilhar experiências e idéias com os outros grupos PET da área da saúde, especialmente os outros PET de Medicina. Além disso, um dos pontos-chave do evento foi o estatuto do PET.Nesse sentido, a organização promoveu um ciclo de debates com grupos de trabalho (GT´s) de forma a assegurar mudanças no mesmo. Bastante interessantes foram as discussões proporcionadas pela mesa-redonda: Amazônia, Tecnologia e Sociobiodiversidade. Coordenada pelo tutor do PET- Geologia da UFAM e composta pelos professores Frederico Arruda, Spartaco Astolfi Filho e Nelson Papoulos, a mesa discutiu o processo de erosão cultural dos povos da Amazônia, os riscos do desmatamento e as possibilidades científicas da biodiversidade.
Mas não apenas de discussões sérias constituiu-se o XIV ENAPET. A programação cultural do evento não deixou a desejar, com apresentações artísticas de grupos regionais, Festa a Fantasia, e um passeio turístico ao deslumbrante “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões. Para os petianos de medicina, o PET-Medicina da UFAM preparou uma visita às dependências da sua faculdade, do ambulatório e do hospital.
Enfim, quando da janelinha do avião avistamos aquela ilha de civilização cercada por florestas de um verde exuberante e muita, muita água, sabíamos que um universo novo e discussões calorosas estavam a nossa espera. Quando saímos do avião, fomos contagiados pela temperatura de 38ºC e pelo calor humano manauense, de forma que tudo isso, e mais um pouquinho de cada região do Brasil, tornaram o XIV ENAPET uma experiência inesquecível.